Orgulho e Preconceito – Jane Austen

Marcadores: , ,



Sinopse:

Considerado um dos pontos altos da história da literatura inglesa, este romance clássico retrata deliciosamente a vida provinciana e rural da Inglaterra do século XIX. Elizabeth é a mais brilhante das cinco filhas dos Bennet, um casal de pequenos proprietários rurais que vive sob o peso de uma grave angústia: como não há herdeiros do sexo masculino, depois da morte do chefe da família a propriedade em que vivem deverá ser herdada por um parente distante. A grande preocupação da senhora Bennett, mãe de Elizabeth, é portanto conseguir casar rapidamente suas filhas, de preferência com cavalheiros de boas posses e nobre estirpe que lhes garantam estabilidade econômica e ascensão social.

Quando os amigos Charles Bingley e Fitzwilliam Darcy chegam àquelas paragens, a agitação é geral, e não só entre os Bennet. Jovens de elevada posição social, eles são considerados partidos perfeitos para as moças do lugar. Mas, acostumados a frequentar ambientes luxuosos e a conviver com mulheres sofisticadas, eles nutrem mal-disfarçado desprezo pelas jovens provincianas que os assediam. Até que a altiva e inteligente Elizabeth faz com que os cavalheiros reavaliem seus valores, abram mão de seu orgulho e entreguem-se aos mais doces e nobres sentimentos amorosos.

A obra literária de Jane Austen deu ao romance inglês o primeiro impulso para a modernidade, ao tratar do cotidiano de pessoas comuns. De aguda percepção psicológica, seu estilo destila sempre uma ironia sutil, dissimulada pela leveza da narrativa. Orgulho e Preconceito (1797) é a obra mais conhecida da autora. Jane Austen mostrou como o amor entre os protagonistas era capaz de superar barreiras de orgulho e preconceito, a diferença social entre eles e o escasso poder de decisão concedido à mulher na sociedade da época. A crítica veio a considerá-la a primeira romancista moderna da literatura inglesa.

Título Original: Pride and Prejudice

Opinião:

Preciso dizer mais? Esse é um livro inovador na história da literatura mundial, pois representa o início de uma forma muito peculiar de se escrever. Reunindo humor e falando sobre o cotidiano de pessoas comuns, sem deixar de criticar a sociedade da época. Características literarias, e de outras formas de arte como por exemplo o cinema, que são muitos utilizadas na cultura conteporânea.

Além do fator histórico, eu particulamente adoro a escrita de Jane Austen e adoro esse livro, pois ele nos faz pensar que muitas vezes a primeira impressão é a que fica, mas não é a verdadeira. Devemos deixar nossos conceitos preestabelecidos de lado e avaliar cada pessoa individualmente e essa avaliação não dá para ser feita num período curto de tempo.

Todos temos preconceitos independente da classe social na qual pertencemos. E no caso dos protagonistas, foi com o tempo que eles foram se conhecendo e aprendendo a adimirar e a amar um ao outro. Acaso a vida não é assim? Amamos o que conhecemos e não o contrário. Adorei o livro e recomendo para quem ainda não leu!!!


Classificação - 5/5 - Maravilhoso

Comments (0)

Postar um comentário